Antártica por um ano

longa, documentário (97 min, 2019)

Antártica por um ano é um documentário de longa-metragem sobre a experiência de um grupo de brasileiros que permanecerá por um ano ininterrupto na Estação Antártica Comandante Ferra (EACF), integrando o projeto antártico brasileiro vinculado à Marinha do Brasil. É única a experiência desses homens e mulheres que enfrentam, longe de suas famílias, o longo e duro inverno antártico, em que as temperaturas na Ilha Rei George podem chegar abaixo de -25ºC e os ventos a mais de 100 km/h. O filme é dirigido por Julia Martins e foi rodado em alta resolução digital, em três etapas, com a última entre 2015 e 2016, na Ilha Rei George, situada no Arquipélago Shetland do Sul, Antártica. Produzido  com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual.

sinopse

O documentário acompanhou um grupo de quinze brasileiros da Marinha que durante 12 meses, longe do Brasil, as famílias e dos amigos, manteve ativa a estação brasileira que dá apoio às pesquisas científicas do país no continente gelado. A equipe de filmagem fez ao todo três viagens até a estação e os próprios integrantes do grupo registraram suas experiências no inverno, quando a base fica inacessível. O filme mostra uma experiência emocionante e impressionante, que muitos brasileiros desconhecem e que oferece uma imagem bem diferente do Brasil lá fora. Afinal, o que um país tropical como o nosso está fazendo na Antártica?

equipe técnica

direção Julia Martins   produção executiva Fernanda Reznik e Izabella Faya   roteiro Julia Martins   fotografia Pedro Urano  som Danilo Carvalho  montagem Julia Martins produção Fernanda Reznik música João Nabuco edição de som e mixagem François Wolf

coproduzido por

Mise en Cine

distribuído por

EH Filmes

trailer